top of page
Sofia Dacal

RESENHA DO LIVRO RICARDO E VÂNIA

Ricardo e Vânia é um livro-reportagem, escrito por Chico Felitti, foi lançado no ano de 2019. Se trata da história de Ricardo Corrêa da Silva, o “Fofão da Augusta”, com Vânia - como é chamada hoje em dia. Com as palavras, ele descreve atmosferas, lugares, sentimentos e destaca toda a humanidade das personagens e do próprio narrador.

Chico decide entrevistar 300 pessoas, viaja de Araraquara à Paris para a apuração, levanta dados e depois passa tudo pro papel, todo esse processo foi realizado em vários meses. O livro mostra principalmente como a comunidade LGBT sofria, todas as dificuldades e preconceitos que passaram, por conta da época.

Ricardo veio de uma cidade muito pequena enfrentando o preconceito, onde era muito forte e assustador, até o ponto que as pessoas tinham medo de tocá-lo e chegar perto, achando que iriam contrair doenças. Decidiu para uma cidade grande tentar sua carreira de artista e maquiador, onde obteve muito sucesso. Já havia maquiado estrelas e conheceu muitos amigos que foram muito marcantes em sua vida. O motivo para que ele ser chamado de Fofão da Augusta, é por que foram realizadas diversas cirurgias plásticas em seu rosto, que chegou a um ponto que seu rosto ficou irreconhecível, ele costumava pedir dinheiro na rua Augusta, após falir por conta do dinheiro das cirurgias, e a partir daí surgiu seu apelido.

Ricardo e Vânia se conheceram na adolescência, no qual enfrentaram diversos problemas juntos, e então se apaixonaram, mas hoje Vânia mora no exterior e se orgulha muito de sua história com Ricardo.

É considerada uma das melhores obras de 2019, é um livro onde ele utiliza o método jornalista, e espero que inspire muitos jornalistas, recomendo muito essa obra literária. O livro foi muito bem vendido e está disponível em pdf e em livrarias ou sebos.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page