top of page
Raíssa Junqueira

RESENHA DO LIVRO RICARDO E VÂNIA

Obra da Chico Felliti, “Ricardo e Vânia” é um livro reportagem recente. Publicado no ano de 2019 pelo autor.

O livro tem como foco narrativo o Ricardo, um homem que acabou ficando reconhecido como uma marcante figura da cidade de São Paulo, por conta de suas características físicas. Ricardo aplicava silicone em seu rosto, o deixando parecido com o personagem “Fofão” e mesmo que o apelido seja indelicado, foi como Ricardo ficou conhecido na cidade. O homem trabalhava nas ruas entregando panfletos de teatro, na região da Rua Augusta, no centro de São Paulo.

Chico Felliti mergulhou em sua vida por alguns meses, mostrando para as pessoas quem de fato era aquele homem tão conhecido, mas até então sem nome. Ricardo foi maquiador, cabelereiro, homossexual e um grande artista. Sua narrativa te envolve muito e cria automaticamente uma empatia dentro do leitor pelo personagem principal e depois pela segunda personagem do livro, a Vânia. A escrita de Chico fez toda diferença, tornou o livro extremante tocante e impactante, o leitor se sente parte da história e da descoberta dos acontecimentos.

O fato do livro ter sido produzido a partir de uma reportagem, é muito interessante, pois mostra além do que foi escrito lá, trazendo todas as pessoas a volta de Ricardo, seu amigo Gugu, que também trabalhava nas ruas, pessoas que o conheciam dos salões em que trabalhou e até pessoas que pegaram seus panfletos na rua. O livro é rápido e te prende com facilidade por isso, e por seu tema, retratando como foi a comunidade LGBTQ+ nos anos 70, como viviam, e como eram felizes apesar de tudo que sofriam. Essas partes são extremamente tocantes.

Quando o livro chega à metade e Chico recebe a notícia de que Ricardo faleceu, não tem como não se emocionar, agora que todos sabem quem é o sujeito de grandes bochechas e nariz fino, que já teve tudo de mais incrível na vida e acabou daquela forma. O autor conseguiu transmitir de fato quem fora ele, genuinamente, e logo depois que nos apegamos, ele infelizmente se vai...

Logo na sequência conhecemos Vânia mais afundo, Vânia fora Valter ao nascer e teve grande importância na fase mais importante da vida de Ricardo, quando tinha tudo e quando se iniciou as aplicações de silicone. Mas Vânia não se resuma a uma fase na vida de Ricardo, Vânia é uma mulher incrível que passou por muita coisa na vida, com Ricardo ou sem. Decidiu se mudar para Europa, onde vive até hoje. Uma mulher doce e gentil, personagem que também te encanta e cria com facilidade uma compaixão nas pessoas que leem sua história.

Recomendaria este livro a todas as pessoas, principalmente para quem faz parte da comunidade LGBTQ+ e seus familiares, pois o livro ensina muito, com pelo menos 90% dos personagens homossexuais e com vidas que foram tão difíceis. O que aconteceu com Ricardo, acontece até hoje, homossexuais vão morar na rua por não serem aceitos como héteros são. Por isso a obra tem tamanha importância.

Por fim, o que mais se aprende ao ler é que devemos reparar em todos a nossa volta, não importa se a pessoa só entrega panfletos na rua, por trás de todo rosto, seja ele marcante ou não. Há uma história, podemos apreciá-las como apreciamos a de Ricardo, Vânia, Gugu, etc...

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page