Obra literária escrita por Chico Felliti, Ricardo e Vânia é um ótimo livro-reportagem para quem busca novas histórias.
Relatando a triste e solitária trajetória de Ricardo, conhecido como Fofão da Augusta, ao longo da vida, o leitor navega por uma personagem que tinha tudo para ser um sucesso, mas que se perdeu no meio do caminho. Um talentoso cabelereiro de famosos, que até alguns meses de sua vida não tinha uma placa de identificação no hospital em que estava seguindo os procedimentos de uma cirurgia. Era conhecido por todos, mas por ninguém ao mesmo tempo.
Além de fazer uma passagem por sua vida pessoal, amigos de trabalho e família, o autor se aprofunda na história de Vânia, uma mulher trans, que viveu uma parte de sua adolescência com Ricardo. Valter, seu primeiro nome de registro, participou da fase mais transformadora da vida de Fofão: a injeção de litros de silicone no rosto.
O livro, publicado no ano de 2019, é um ótimo recurso para quem conheceu a história por meio da matéria do Buzzfeed, do ano de 2017, que virou sucesso em pouco tempo. Por meio do exemplar, há a possibilidade de conhecer novos personagens envolvidos, visualizar um lado mais pessoal da vida de Fofão e saber como anda Vânia, seu eterno amor.
A narrativa começa bem interessante, mas com o tempo vai desprendendo o leitor. Porém, a história é um ótimo exemplo de criação de laços sentimentais entre desconhecidos. A amizade e o amor que Chico e sua mãe, Isabel, cultivaram com os dois personagens principais do livro, em poucos meses, significa que não é só um simples jornalismo.
Comments