top of page
Larissa Varjão

RESENHA DO LIVRO RICARDO E VÂNIA

O maquiador, a garota de programa, o silicone e uma história de amor. Seu autor é Chico Felitti. Publicado em São Paulo, na Todavia em 2019. Contém 192 páginas.


O livro conta a história de Ricardo, conhecido como Fofão da Augusta. Ele vagava pelas ruas de São Paulo, aparentava o personagem Fofão pelo silicone que tinha em seu rosto. Ricardo também era homossexual e cabeleireiro. Vânia, mas antes era Vagner e também já foi Vênus, era o amor da vida de Ricardo. A história se baseia em contar a vida dos dois, as aventuras que passaram, o salão que trabalharam juntos, os silicones que usaram juntos também. Apresenta depoimentos dos próprios personagens e de pessoas com quem conviveram. Chico, o autor, foi bem detalhista e dedicado ao escrever seu livro.


A leitura desse livro foi muito intensa e rápida. Você sempre quer saber o que aconteceu depois daquilo e então precisa ler mais páginas para descobrir, achei que prende muito a atenção, também pelo fato de ser uma obra original, com fatos reais. Um fato bem legal é que no final do livro se tem as fotos que são comentadas durante a leitura e se pesquisar no Google você encontra também. A foto que Chico tira de Ricardo no meio da rua por exemplo, é fácil de se encontrar. E as fotos que Vânia mostra quando apareceu em uma revista parisiense estão no final do livro.


Achei muito importante retratar a história não só de Ricardo que vivia nas ruas, mas sim de todo caminho que trilhou. Sendo homossexual e vaidoso, as aplicações de silicone no rosto e cirurgias mostram exatamente o que estamos vivendo hoje, esses procedimentos estéticos que estão muito em alta e a preocupação com a aparência da sociedade. Nesse mesmo contexto teve o silicone da Vânia, que deu errado, e mostra como as vezes a euforia de fazer um procedimento pode atrapalhar tudo se não tiver um bom profissional ao seu lado, causando até risco de morte.


Outra coisa que não posso deixar de comentar é sobre a dificuldade que os dois passaram quando se assumiram homossexuais em sua cidade pequena. Eram visto como transmissores de doenças em que as pessoas tinham medo de encostar neles. Essa realidade é muito triste e mesmo que hoje em dia vem melhorando, é uma luta diária para todos.


Indicaria muito esse livro. Me mostrou como as vezes alguém que você vê na rua e passa despercebido pode ter uma história incrível por trás e até render um livro. Cada um tem uma bagagem e todas são importantes.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page