Devido à covid-19 as pessoas não foram atrás da imunização.
Adultos entre 20 e 49 anos que ainda não tomaram a vacina contra o sarampo, terão até o dia 31 de outubro para procurar um posto. O governo prorrogou o prazo, que acabaria no dia 31 de agosto, para mais dois meses, a fim de atingir um número maior de pessoas.
A campanha teve início no dia 16 de março desse ano, e até 17 de agosto havia atingido apenas 5,2 milhões de pessoas, cerca de 5,8% da população na faixa etária correspondente.
A doença tem menos de 15 mil casos por ano no Brasil, mas é necessária a prevenção, uma vez que o contágio é pelo ar, quando o infectado tosse ou espirra e espalha gotículas respiratórias. Altamente contagiosa, a campanha de vacinação é o único meio que o governo encontra para tentar acabar com o vírus no país. São duas doses para garantir 100% a imunização contra a doença, porém, se a pessoa não tomou nenhuma ou não lembra de ter tomado, deverá receber apenas uma dose.
Há contraindicação somente para grávidas.
CASOS NO BRASIL
O Ministério da Saúde lançou dados de uma pesquisa em junho de 2020, mostrando que 20 estados apresentavam casos da doença, atingindo 100% a região do Sul. O Pará e o Rio de Janeiro tinham, 937 e 1.615 casos, respectivamente, já São Paulo e o Paraná 190 e 936. Totaliza-se 4 óbitos no ano de 2020: 2 no Pará, 1 em São Paulo e 1 no Rio de Janeiro.
SINTOMAS
Os sintomas aparecem cerca de 10 a 14 dias depois da exposição. Entre eles estão: dores nos músculos, tosse forte e seca, fadiga, febre, vermelhidão, dor de garganta, coriza, entre outros.
Se você apresenta algum desses indícios, procure um médico para prescrição de medicamentos que os aliviem. A doença não tem tratamento, mas é considerada de curto prazo no organismo.
Comments